Como criar um jardim na sua janela!

Oi, pessoal!

Aqui é o Jardineiro e, há alguns dias, estava pesquisando algumas imagens interessantes pra adicionar no nosso grupo do Facebook e acabei encontrando essa imagem interessantíssima de um jardim muito lindo e simples, e fiquei me perguntando como criar um jardim na janela.

Prateleiras de plantas sobrepostas à janela.

Então decidi trazer essa novidade pra vocês aqui, pois sei que muitos de vocês moram em apartamentos, alguns até sem sacada, então todo espaço pra criar um jardim precisa ser utilizado pra trazer o máximo de verde pra dentro de casa.

Esse artigo vai ser mais curto, mas super útil pra vocês que querem aproveitar os espacinhos de casa. Então vamos lá, 5 dicas de como criar um mini-jardim na sua janela!

1. Escolha as plantas certas

O primeiro passo é escolher as plantas certas para o seu mini-jardim. Considere sempre a necessidade que cada planta tem de humidade e luz solar para escolher o lugar certinho pra ela.

Se a sua janela recebe muita luz solar, você pode escolher plantas como:

  • Suculentas
  • Cactos
  • Rosa
  • Begônia
  • Onze horas
  • Girassol
  • Manjericão
  • Orégano

Se a sua janela recebe pouca luz solar, você pode escolher plantas como:

  • Samambaias
  • Bromélias
  • Lírio do brejo
  • Brinco-de-princesa
  • Antúrio

Só plantas bonitas, hein? E o legal é que algumas são aromáticas, então podem ser usadas até pra incrementar aquele macarrão à bolonhesa do almoço de Domingo!

2. Considere seu ambiente

Para nós que moramos em apartamentos, as janelas são mais apertadinhas e, por isso, vamos precisar usar espaços na sacada para trazer vida pra dentro de casa, então aposte em plantas suspensas, que precisem de menos cuidado e ficarão bem se não as acessarmos com tanta frequência.

Se sua sacada tiver o pé direito mais baixo, invista em jardins verticais presos na parede, para trazer relevo e variação em textura à ela! Você pode criar lindas combinações de espécies de plantas diferentes, e com isso, deixar seu ambiente bem verdejante. Aqui no blog também teremos um passo-a-passo detalhado de como criar um jardim vertical sem gastar nada!

3. Jogue seus vasos fora!

Quando falamos de ambientes compactos, é necessário inovar na forma com que apresentaremos nossas plantinhas; por isso, gosto sempre de usar objetos diferentes e reciclados para servir de casa pras plantinhas, como xícaras, xaleiras, jarras e até latas de tinta! Confira alguns exemplos.

Pequenas plantas postas em garrafas de vidro.
Como criar um jardim na janela.
4. Pense em compostagem

Um hábito que eu tinha quando morei no interior era ter um grande monte de compostagem pra usar no quintal; pra nós que moramos em cidades grandes, essa já é uma atitude um pouco mais difícil de cultivar, mas que possibilita reutilizar cascas de ovo e frutas, e outros restos orgânicos para manter nossas plantinhas sempre saudáveis e nutridas!

Considere guardar pequenas quantidades desses restos e aplicar diretamente nos vasinhos frequentemente, mas lembre-se: se adicionar demais, isso pode causar mau cheiro e trazer o efeito errado ao seu mini-jardim! Falaremos sobre isso outro dia, como aplicar compostagem em jardins internos.

5. Use da experiência

Dependendo de onde você vive, da temperatura média e dos níveis de humidade, seu jardim pode variar ao longo do ano; por isso, sempre avalie o desenvolvimento das suas plantinhas (e até anote!), assim você poderá saber quando deve rotacionar as plantinhas de lugar e permitir que todas peguem luz solar!

Dicas do Jardineiro

As dicas de hoje serviram pra que todos possam ter um mini-jardim, pois é um hobby muito saudável, que traz calma, paz e principalmente Harmonia para a alma.

Siga o Jardim em Harmonia no Instagram e no Grupo do Facebook, e assine nossa correspondência para que você sempre receber nossos artigos em primeira mão!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima