Jardim Vertical de graça em casa!
Oi, jardineiros!
Há alguns dias, visitei o apartamento de um amigo no centro de São Paulo apenas pra bater um papo, mas vi na área de serviço um lindo Jardim Vertical que esbanjava lindas flores e plantar aromáticas. Meu amigo é bem de vida, então fiquei pensando “Como fazer um Jardim Vertical em casa, de graça?”. É sobre isso que falaremos hoje!
Jardineiros, os jardins verticais não são novidade, já existem há uns bons anos. No entanto, com muitos de nós indo morar em cidades cada vez maiores e apartamentos cada vez menores, precisamos optar por formatos mais compactos de jardins e, por isso, a tendência dos Jardins Verticais está voltando em 2024. Eles podem ser feitos em diferentes materiais e assim são opções muito baratas (alguns saem até de graça!), e podemos fazer em casa mesmo!
Então, aqui vão 4 dicas para enriquecer sua casa com Jardins Verticais esse ano!
1. Escolha de Materiais Reciclados
Aqui no Jardim em Harmonia, falamos sobre natureza e cuidado com o meio ambiente também, e por isso essa primeira dica não é só econômica, como também é ecológica: utilize materiais reciclados!
Podemos encontrar muitos objetos que podem receber outros propósitos em um jardim (falamos sobre isso em outro post, veja aqui porque você deve jogar seus vasos fora), e muitos saem de graça. Confiram alguns ao longo desse post.
2. Painel de Paletes

A imagem que usamos acima é de um jardim vertical simples (mas muito lindo, vamos combinar!) feito com vasos comuns e um palete de madeira desmontado.
Esses paletes podem ser encontrados como descarte em depósitos e galpões, e geralmente custam só um “por favor” para levar pra casa! Aí é só desmontar, remontar no formato necessário, e pronto!
Separei essa postagem do blog Tua Casa para você ter um passo-a-passo mais detalhado.
3. Bases de Ferro

Reaproveitar madeira pode parecer a opção mais fácil e óbvia, mas você pensou em usar bases metálicas para seu jardim vertical? Essa dica vai te deixar com vontade de usar a sua grelha de churrasco pra ser a nova casa das suas plantinhas!
Qualquer pedaço de grade antiga serve, basta lixar e pintar com algum material protetor e de preferência que evite a corrosão da peça (lembrando que ela estará constantemente húmida!) e seu painel está pronto para receber as suas plantas.
Para prender os vasos ao painel metálico, você pode utilizar tanto arames velhos (não ficarão à mostra no final) quanto pedaços de corda de sisal para deixar o seu jardim vertical com um visual ainda mais orgânico!
4. Troca de mudas
Como nosso Jardim Vertical provavelmente vai contar com plantas e vasos pequenos, fica muito mais fácil trocar mudas com seus outros amigos jardineiros, principalmente aqueles que esbanjam um jardim térreo grande!
Essa é uma forma muito econômica de ter um jardim vertical lindo, completo e bastante variado, por isso decidi adicionar aqui no nosso blog!
Dica do Jardineiro
Pra fechar nosso post de hoje e te ajudar a deixar sua inspiração correr solta, lembre-se que tudo em um Jardim Vertical pode variar: sua localização, seu painel base, os objetos que servirão de base e as plantas em si! Use e abuse da criatividade, e experimente plantar algumas plantar aromáticas que sirvam para usar na cozinha também!
Siga o Instagram do Jardim em Harmonia, e entre no nosso grupo do Facebook pra não perder nenhuma dica!
Tem alguma sugestão de post? Deixe nos comentários abaixo!
Nos vemos no próximo post, jardineiro!