Dicas: o porquê de seu jardim não estar crescendo

Por que meu jardim não cresce?

Oi, Jardineiro!

Recentemente, me questionaram “cuido do meu jardim todos os dias, estou sempre regando todas as plantas e todas pegam sol com frequência. Por que meu jardim não está crescendo?” A resposta é: depende! Plantas são seres vivos como nós, e por isso, não só têm necessidades específicas às suas espécies, como também têm seu momento certo de plantio!

Esse post de Dicas Rápidas servirá pra você você que já cultiva um jardim há meses, mas ele parece não crescer. Já te aviso logo que essas são dicas que poucas pessoas costumam falar sobre… Não importa se seu jardim é vertical, feito em uma janela ou no seu quintal, aqui vai (possivelmente) a razão exata pela qual seu jardim não se desenvolve!

Jardim vivo e saudável.
Jardim vivo e saudável.

 

1. Conheça suas Plantas

Como falei acima, cada planta tem sua respectiva necessidade de luz e água. Sim, existem “plantas-coringa” que servem pra qualquer ambiente e não precisam de tanto cuidado, mas a maior parte delas tem características fisiológicas próprias. Plantas como orquídeas de bambu, cactos, e plantas floridas em geral costumam precisar de muita luz para se desenvolver.

Algumas plantas de jardim externo são mais fáceis de cuidar, como a espada de São Jorge e o Hibisco. Por isso, sempre escolha bem a espécie de planta que você vai trazer para seu jardim, e principalmente acompanhe o calendário de plantio delas!

2. Cuidado na Medida Certa

Não conhecer suas plantas pode causar um cuidado muito baixo delas, mas também pode causar um cuidado além da conta; sim, isso também é um problema! Quando molhamos demais as plantas, podemos “afogá-las” e promover o crescimento descontrolado de ervas daninhas, que vão receber a água e os nutrientes que deveriam ir para sua plantinha, ou até fungos.

Na dúvida, utilize substratos secos (como pó de serra, por exemplo) em algumas plantas para evitar a seca, mas para isso sempre estude as necessidades de cada espécie antes.

3. Poda Saudável

Essa é uma dica em dobro: a poda das plantas pode ser feita antes de elas começarem a florescer ou frutificar; ela precisa ser realizada nas partes doentes da planta, ou seja, que sugam os nutrientes do restante da planta e acabam morrendo no fim das contas. Ao manusear as plantas, tome muito cuidado para não danificar o Sistema Radicular delas.

Esse sistema consiste na forma com que o solo ao redor da planta pode absorver água e os nutrientes necessários para seu crescimento; assim, evite pisar muito perto delas para não compactar este solo!

4. Promova a polinização

Jardineiro está minuciosamente cuidando de suas plantas.
Jardim polinizado.

Muitos jardineiros iniciantes não sabem disso, mas é ecologicamente necessário promover um ambiente atrativo para insetos polinizadores (como abelhas e borboletas, por exemplo) para manter a biodiversidade no seu jardim; assim, suas plantas estarão sempre saudáveis, verdejantes e bastante vivas!

Para isso, crie o hábito de cultivar plantas florescentes que sejam atrativas para esses insetos: lavanda, sálvia, girassol e zínia são algumas dessas espécies, que deixarão seu jardim ainda mais colorido e cheio de vida!

Dica BÔNUS do Jardineiro

Minha última dica e, na minha opinião, a mais importante: Aproveite seu Jardim! Sim, cultivar um jardim pode ser uma tarefa árdua às vezes, mas não pode se resumir somente a isso: tire um momento para apenas apreciar os detalhes do que você construiu, e crie uma conexão genuína com cada uma das suas plantinhas! Garanto que isso cultivará um jardim ainda mais lindo, dentro de você.

Essas são as minhas dicas principais para você dar vida ao seu jardim e, o mais importante, mantê-lo vivo!

Tem alguma sugestão de post? Deixe nos comentários abaixo!

Até a próxima, jardineiros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima