E aí, jardineiros!
Estive caminhando em minha cidade numa área onde menos carros circulam, e me chamou a atenção a quantidade de árvores frutíferas existem perto da minha casa. Pensando nisso, e na divertidade do clima brasileiro, pensei em trazer algumas árvores frutíferas para ter em casa, caso seja sortudo e tenha espaço suficiente em seu quintal!
Árvores frutíferas são uma ótima forma de ter acesso a frutas por boa parte do ano (se não no ano inteiro, no caso de algumas espécies), o que possibilita uma alimentação mais saudável, uma possível fonte de renda extra ou pelo menos uma sobremesa a mais nos fins de semana. Já que vivemos em um país tão diverso em flora, nada mais justo que fazermos uso dessa dádiva, né? Então aqui vão 6 espécies de árvores frutíferas para cultivar em casa:
1. Mangueira
Quem não tem pelo menos uma lembrança da infância envolvendo uma grande mangueira? Árvores frondosas, enormes, que dão fruto o ano inteiro são a cara do Brasil! A Mangifera Indica é conhecida por dar frutos deliciosos e suculentos, versáteis em sua forma de consumo. Algumas regiões do Brasil comem com sal, em outras se comem muito geladas, e o que possibilita isso é a adaptação ao clima brasileiro dessa espécie.
Onde quer que se vá no Brasil você encontra mangueiras gigantes, e de todos os tipos; da manga rosa, suculenta, à manga tommy, a mais exportada, essa fruta característica é na verdade nativa de regiões da Índia e África, e chegaram aqui junto com os portugueses.
2. Limoeiro
O limoeiro citrus limon pode ser encontrado em qualquer lugar do Brasil, apesar de também ser nativa da Ásia. A adaptação dessa espécie no Brasil é muito boa, e por isso a usamos constantemente em nossa culinária nas receitas e bebidas refrescantes.
Por ser compacta, cabe muito bem em quintais menores e fazem uma ótima decoração natural: as frutas ficam lindas no seu estágio amarelo maduro!
3. Goiaba
Assim como o limoeiro, a goiabeira também pode ser bastante compacta se podada na frequência correta! O aroma distinto das goiabas maduras são a cara do Brasil e não é a toa: essa espécie é nativa de todo o continente americano, exceto dos Estados Unidos e Canadá. Por isso seu nome científico, Psidium guajava, deriva de um de seus nomes nativos: guava.
Esbanjando versatilidade, a goiaba vira suco, doce (a famosa goiabada) e pode ser consumida in natura também. Use essa dica no seu jardim!
4. Pessegueiro
Mais uma pra nossa lista de árvores nativas da Ásia, o pessegueiro é uma planta ornamental frutífera, ou seja, serve de decoração mas também como fonte de fruta. Apesar de ter o quilo um pouco caro, a prunus persica se adapta bem a climas temperados e subtropicais e pode ser cultivada aqui no Brasil. Aprecie seus frutos doces e suculentos!
5. Cajueiro
Essa é para os econômicos: além de aproveitar a carne do caju, você aproveita também a castanha dele! A Anacardium occidentale é muito comum no Nordeste do Brasil (é nativa de lá), e por isso faz parte da nossa história há séculos.
As árvores podem chegar a 20m de altura e esbanjam frutos em boa parte do ano. Minha dica: experimente o suco, é refrescante e diurético!
Dica do Jardineiro
Pra finalizar, minha dica especial: temos dezenas de espécies que ficam bem no seu quintal, mas a escolha é sempre sua. Por isso, certifique-se de que as espécies caberão bem com a estética que você quer trazer para seu espaço!
O cultivo de árvores frutíferas não envolve apenas poda e rega: estude sobre época de colheita e maneiras de compostagem sustentáveis (tem um artigo aqui no blog sobre isso, acesse aqui).
Tem alguma sugestão de post? Deixe nos comentários abaixo!
Um abraço do Jardineiro!