Dicas: Como Cuidar das Plantas Durante as Férias

Como Cuidar das Plantas Durante as Férias

 

Fala, jardineiros!

Estamos em Janeiro, mês de férias das crianças, recesso em vários setores do mercado e época de realizar viagens planejadas há meses, né? Um assunto recorrente nas conversas com meus amigos jardineiros é: como cuidar das plantas durante as férias? Alguns de nós moram em apartamentos, ou não conhecem tão bem os vizinhos e por isso não tem uma rede de apoio para cuidar do jardim.

Aqui vão algumas dicas pra ajudar você a manter seu jardim saudável, mesmo quando você estiver longe por um bom tempo!

– Rega

Dependendo do período que você ficará longe, a rega das suas plantas pode se tornar um problema. Algumas espécies precisam de mais humidade, outras menos, e o desequilíbrio do microclima no seu jardim pode ser fatal. Separei algumas formas de evitar que isso aconteça:

1. Rega Antecipada: cuide para que suas plantas estejam húmidas antes da sua viagem! Também pode ser útil fazer testes com elas, um bom período antes de escapar da rotina, para entender as necessidades de cada plantinha.

2. Rega por Capilaridade: utilize barbantes ou fios trançados que carreguem a humidade para dentro do solo. Essa rega é mais lenta, e pode manter a planta nutrida por mais tempo.

3. Dispositivos Reguladores: considere investir em sistemas automáticos de rega ou regulamento de humidade dentro do solo das plantinhas!

– Criação de Microclima

Se seu jardim for muito variado, você pode agrupá-lo por espécies para criar um microclima e evitar que a humidade evapore rápido demais. essa é uma estratégia ainda pouco usada, mas que pode salvar o seu jardim durante as férias!

Além disso, utilize também a técnica do mulching, adicionando uma camada de substrato orgânico acima do solo para mantê-lo húmido por mais tempo. É claro, atente-se às necessidades de cada planta, e evite usar substrtatos de decomposição lenta para impedir o desenvolvimento de fungos.

Combine as duas dica anteriores com o uso de vasos não-esmaltados: a ausência da camada de esmalte permite a absorção de humidade também pelos poros do vaso de barro.

– Poda Estratégica

Essa dica é mais avançada, mas pode ser sua salvação: seja estratégico ao podar suas plantas. A remoção de brotos e flores antes da viagem diminuirá a necessidade da planta por água e nutrientes, por isso não haverá uma demanda tão grande por eles.

Para aumentar essa “hibernação vegetal”, considere mover as plantas para um local mais arejado e menos exposto ao sol. Isso desacelerará a evaporação da humidade do solo, e manterá suas plantas húmidas por muito mais tempo.

 

Gostaram das dicas, jardineiros?

Espero que consigam curtir bem o restinho das suas férias!

Um abraço do Jardineiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima