Jardinagem Sustentável: Comece Hoje Mesmo

Oi, jardineiros!

Todos nós sabemos o bem que faz praticar a jardinagem. Nos tornamos pessoas mais pacientes, e aprendemos a ver beleza nos pequenos detalhes de nossas plantinhas. Mas você sabia que a jardinagem traz benefícios para o mundo também? O tema de hoje aqui no Jardim em Harmonia é Jardinagem Sustentável: Comece Hoje Mesmo.

Em linhas gerais, a Jardinagem Sustentável é revolucionária: permite que o cidadão comum cultive parte do seu próprio alimento, enquanto preserva o ambiente a sua volta. Além disso, em muitos casos, podemos fomentar o desenvolvimento de certas espécies em um micro-ambiente em casa. Por isso, confira no post de hoje como praticar a jardinagem sustentável.

1. Plantas Nativas

Uma das bases da Jardinagem Sustentável é o uso reduzido de recursos. Cultivar plantas nativas da sua região (ou seja, que têm uma boa adaptação ao seu microclima) requer menos manutenção e rega, por exemplo. Assim, você poupa recursos e seu jardim continua crescendo.

Separei uma ferramenta muito legal que você pode usar para identificar melhor as plantas e saber sua adaptabilidade, é só clicar aqui e conhecer o PlantNet Identify.

2. Compostagem Orgânica

Aqui no Jardim em Harmonia, já falamos sobre compostagem para mini-jardins, e abordamos boa parte do assunto. Mas o mais importante pra você saber é: boa parte do que você joga fora pode ser alimento para seu jardim.

A ideia da compostagem orgânica reduz o descarte excessivo de lixo e alimenta suas plantinhas: você preserva o meio-ambiente e promove seu desenvolvimento. Clique no artigo de compostagem para mini-jardins e conheça a técnica Bokashi e de quebra elimine o mau cheiro da sua compostagem orgânica.

3. Água da Chuva

Sabemos que não dá pra esperar a chuva pra que nossas plantas sejam regadas, certo? Mas também é fato que gastar água da rua pra manter o jardim pode ser ecologicamente incorreto, também. Para juntar o útil ao agradável, colete a água da chuva e use-a para dar vida ao seu jardim! Seu bolso agradece e as plantinhas também.

Acompanhe o Jardim em Harmonia: logo logo farei um post só sobre como armazenar água da chuva para jardinagem!

4. Vasos fora da Caixinha

Pra quem acompanha nosso blog, não é novidade a ideia de usar recipientes diferentes como vasos de planta. Já falamos sobre usar até garrafas e louças! A ideia aqui é utilizar tudo que seria jogado fora pra transmitir vida no seu jardim. Utilize madeira de paletes ou estruturas de metal para criar lindos paineis com as mais lindas espécies, ou plante grãos em sapatos velhos que seriam jogados fora.

Novamente, aplicamos o princípio de promover o desenvolvimento de novas plantinhas no ambiente, e reduzimos o descarte desnecessário de lixo!

5. Rotação de Culturas

Você sabia que o solo que você usa pode ficar “cansado”? Não é exatamente assim que funciona, mas se uma planta ficar tempo demais no mesmo solo, ele se esgota de nutrientes e a plantinha pode até bater as botas. Por isso, lembre sempre de praticar a rotação de culturas: periodicamente, com cada estação, mude as plantinhas e renove o solo. Assim, você prolonga a vida das suas mudas e evita o uso de produtos químicos.

6. Mais Vida Selvagem!

As mais antigas culturas praticavam a jaridnagem de maneira equilibrada: uma flora desenvolvida não dura sem uma fauna saudável, e vice-versa. Por isso, promova a biodiversidade no seu jardim atraindo espécies polinizadoras como abelhas e borboletas, bem como espécies de aves pequenas. São exatamente essas aves que evitarão a proliferação de espécies que podem danificar o seu jardim.

Por hoje é isso, jardineiros! Lembre-se sempre que um jardim bonito precisa acompanhar uma mente e um planeta saudáveis!

Tem alguma sugestão de post? Não hesite em deixar nos comentários!

Um abraço do Jardineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima