Dicas: Paisagismo para Pequenos Espaços

Fala, Jardineiro!

Não muito tempo atrás, fiz um post aqui no blog que falava sobre espaços pequenos e jardinagem. A ideia era trazer pra o consciente de nós, que moramos em apartamentos ou casas pequenas, que a jardinagem ainda é possível. O post foi um sucesso, e decidi expandir um pouco mais o papo aqui no Jardim em Harmonia. Então, vamos falar sobre Paisagismo para Pequenos Espaços!

Separei essas 6 dicas simples hoje pra te guiar no processo de decorar sua sacada, área de serviço ou jardim de inverno. Vamos conferir a lista?

1. Escolha Plantas Compactas

Essa dica pode parecer óbvia, mas acredite, não está no consciente de muitos de nós. A escolha das plantas é crucial na hora de desenhar o ambiente, e isso é verdade também para pequenos espaços.

Por isso, prefira plantas menores: isso pode significar uma suculenta, ou uma espada de São Jorge, depende do seu espaço. Usar plantas suspensas e pendentes pode deixar o ambiente ainda mais interessante.

2. Verticalize o Espaço

Essa dica é continuação da anterior: plantas suspensas são uma forma de verticalizar seu espaço, ou seja, desenvolvê-lo para cima. Aqui no blog já falamos sobre jardins verticais, e como fazê-los de graça (ou quase!), clique aqui e confira. Grades e treliças também são uma ótima forma de utilizar seu espaço vertical pra criar um pequeno, mas lindo, jardim.

3. Diversifique seu Espaço

Após escolher seu espaço, considere diversificar os tipos de planta que você vai ter. Paisagismo não significa que só teremos plantas decorativas: separe um cantinho para ervas e outro pra vegetais, adicionando utilidade ao seu ambiente. Além disso, teremos uma variedade visual muito maior, o que vai valorizar ainda mais seu trabalho. Aplicando as outras dicas, essa fica ainda mais fácil de executar!

4. Iluminação Estratégica

Uma forma de dar vida ao seu jardim (mesmo de noite) é utilizando iluminação de maneira estratégica. Adicione pontos de luz em algumas plantas e de alguns ângulos, e assista seu jardim ganhar ainda mais beleza!

Não se esqueça de fazer uma boa seleção de cores, também: são elas que criarão um ambiente aconchegante no seu espaço. Nossa dica é usar luzes de LED, pois emitem menos calor e por isso não ameaçam sua plantinha.

5. Vasos Criativos

Uma forma simples de adicionar personalidade ao seu paisagismo é utilizando os vasos corretos. Se seu ambiente é mais moderno e sofisticado, opte por vasos minimalistas e monocromáticos. Se você busca por uma estética mais cottagecore, casa da vovó, use e abuse da criatividade!

Aqui no Jardim em Harmonia, já falamos sobre vasos criativos em outro post, clique aqui pra conferir na íntegra.

6. Elementos Naturais

Essa é mais uma que pode parecer óbvia, mas vale a menção. Utilize elementos da natureza pra enriquecer seu espaço pequeno! Pedras e seixos, restos de madeira húmida e cascas de árvore… Existe uma gama infinita de recursos que podemos usar pra carregar autenticidade ao nosso ambiente.

Algo que fica lindo e é bem fácil de fazer é desenhar as “camas”, onde você vai encaixar as mudinhas, com pedras pequenas. O contorno trará um destaque maior para elas, e delimita quais espaços são para andar, e quais são pra apreciar.

Jardineiros, deixo vocês com minha dica principal: reflita você no seu paisagismo. O espaço é seu, você vai aproveitá-lo, não transpareça algo que você não se identifica!

Obrigado por ler até aqui! Nos siga no Facebook, e entre no nosso grupo!

Tem alguma sugestão de post? Deixe nos comentários abaixo!

Um abraço do Jardineiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima