Flores Comestíveis para Cultivar

Flores Comestíveis: Como cultivar e usar no seu Jardim

Salada com Flores.
Flores que pode comer.
Flores comestíveis.

Oi, jardineiros!

Quem acompanha o blog vai perceber a linha que temos seguido para fazer postagens. Falamos recentemente sobre Chás que Você pode Plantar em Casa, Melhores Árvores Frutíferas pro seu Quintal e Ervas Aromáticas pra Plantar em Casa. Hoje vamos dar continuidade com Flores Comestíveis para Cultivar.

Existem cerca de 100 espécies comestíveis conhecidas, mas na maioria só se comem partes como as pétalas. É possível que as outras partes não sejam saborosas ou saudáveis. Assim, vem ver essa lista de Flores que Você pode Comer e Cultivar na sua casa!

1. Capuchinha

Essa é muito conhecida no Brasil, e bastante consumida também. A Tropaeolum majus também é conhecida como Chagas, Mastruço ou Capuchinho, e possui um sabor carregado de picância. Por esse motivo, e também por ser rica em Vitamina C, Zinco, Potássio e até Cálcio, é muito utilizada na produção de receitas e saladas frescas, como a Salada Primavera com Flores.Flores comestíveis.
Flor que pode comer.

A Capuchinha possui propriedades medicinais e compostos antioxidantes; de maneira geral, ajuda a combater os radicais livres e melhora seu sistema imunológico! Portanto, considere agregar a Capuchinha ao seu jardim; você pode encontrar sementes a um custo muito baixo, como na Cobasi  onde você compra a R$2,90 um pacote com 100 sementes (preço da data de produção deste artigo).

Assim, está pronto para cultivar a Capuchinha? É bem fácil, vem comigo: plantar à meia sombra, ou expor ao sol direto por 3h ao dia (menos que isso inibirá a produção de flores). O solo não é específico, basta ser rico em nutrientes e ser fertilizado no verão e regado moderadamente.

2. Violeta

Para completar sua Salada de Primavera com Flores, considere cultivar também a Violeta (Viola Odorata). Além de ser uma linda flor, a Violeta conta com inúmeros benefícios à saúde como combate a afecções bronco-respiratórias, propriedades anti-inflamatórias e até diuréticas. Por esse motivo, caberia muito bem também na lista de chás para cultivar em casa.

Flores comestíveis.
Flor que pode comer.Estão faltando as outras flores da Salada de Primavera? Não se preocupe, a Violeta se destaca muito bem sozinha em sua própria salada. Adicione folhas de Espinafre, Queijo Feta, nozes de sua escolha e um bom molho balsâmico, essa salada fresquinha é completa em nutrientes e pode ser uma refeição inteira!

Nesse sentido, está na hora de adicionar a Violeta ao seu jardim. Suas sementes custam menos de R$10,00, e o cuidado é simples. As Violetas preferem ambientes mais frios, e por esse motivo você encontra com mais facilidade na região Sul. Plante à sombra com um solo húmido e repleto de matéria orgânica, e pronto!

3. Flor de Abobrinha

Essa pode parecer óbvia por causa do nome, mas acredite, a Flor de Abobrinha vem sendo aproveitada quase exclusivamente na culinária italiana e pela comunidade vegana. Nesse sentido, está na hora de aproveitarmos melhor essa maravilha da natureza na cozinha brasileira!

Produza uma deliciosa Flor de Abobrinha adicionando a elas folhas de manjericão fresco do seu jardim, tomates cereja, queijo de cabra e vinagrete de limão. Não se acanhe ao adicionar o azeite, ele trará um novo nível de sabor ao seu prato.

Flores comestíveis.
Flor que pode comer.

Para cultivar a Flor de Abobrinha, é fácil: cultive Abobrinha! Com cerca de 45 dias após o plantio, o pé de Abobrinha já produz flores se posto em seu ambiente favorito: ambientes ensolarados e de clima quente (entre 20º e 28º graus). Mesmo em ambientes quentes, a humidade natural promove a proliferação de fungos nocivos às plantas, nesse sentido nossa dica é: tenha cuidado na hora da rega, e molhe apenas o solo. Evite molhar as abobrinhas e as flores.

E aí, jardineiro? Curtiu a lista de hoje?

Aqui no Jardim em Harmonia, pretendemos trazer mais sobre as PANCs futuramente. As PANCs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Deixe seu comentário abaixo com a sua sugestão de tema, e entre no nosso grupo do Facebook!

Um abraço do Jardineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima